quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A origem do meu bairro: COSTA E SILVA e sua linha de ônibus!

Oficialmente o bairro do Costa e Silva surgiu em 1971, recebendo o nome de um dos presidentes na época da ditadura que morrera em 1969, que foi o Marechal do exército brasileiro Artur Costa e Silva. Foi no seu governo que o AI-5 foi promulgado, sendo esta época a mais pesada e brutal do governo militar.


Atualmente a sua população estimada é de cerca de 18 mil habitantes, sendo considerado um bairro de classe média. Possuem escolas privadas e públicas, postos de saúde, templos religiosos de diferentes credos e dentro do bairro situa-se dois importantes aparelhos de referência municipal, que é a sede do SESI e a subestação da Chesf, na qual é responsável por distribuir a eletricidade de toda cidade e diversos municípios, aa exemplo de Cabedelo. É vizinho do Distrito Industrial da cidade. Culturalmente, o bairro é referência no desfile cívico, e uma banda marcial de uma das escolas do bairro já se sagrou campeã do norte-nordeste. Os principais problemas no momento são: violência, drogas e falta de saneamento básico.



 A linha do Costa e Silva, operada pela Etur, surgiu para atender o novo bairro pessoense. Quanto ao seu terminal, vale ressaltar que na época os ônibus partiam do centro e seguiam ao ponto final no bairro, fazendo o trajeto de volta ao centro.

 No fim dos anos 70 para o início dos 80 é que a lógica se reverteu, passando as linhas a terem seus respectivos terminais dentro do bairro. Não temos fonte suficiente para asseverar de que o terminal do Costa e Silva sempre foi ao lado do colégio homônimo, as margens da BR-101, porém, quando o Esplanada surgiu, a linha passou a atender essa nova demanda e o seu terminal já se situava no lugar indicado

. Com isso, a linha nesse período já passou por uma alteração no seu itinerário, partindo do seu terminal, seguindo ao centro pelo Esplanada, pegando a BR-230 até a entrada do Oitizeiro e retornando pelo caminho inverso. Nos anos 80, quem também trafegava pelo Esplanada, tanto no sentido centro como no sentido bairro, eram as linhas 113 – Gramame e 114 – Grotão via Funcionários IV.

Ainda no fim dos anos 80, compartilhou o seu terminal com as linhas circulares da Setusa, as 1500 e 5100. No segundo semestre de 1991, também compartilhou o terminal da linha com a recém-criada circular 5110 da antiga Etur. Na época a 102 contava com uma frota composta por dez carros. Também difícil de imaginar que a frota era melhor do que a 101 Grotão.



Em 1994 após a Etur ser extinta, passa a ser operada pela Reunidas, mantendo consigo a companhia das 101, 114 e 109.
Na Reunidas, a 102 mantinha o mesmo posto de importância dos tempos da Etur, tendo uma quantidade de carro significativa na frota.

A partir daí, após a entrada de outras linhas na empresa e com a diminuição gradativa da frota, que passou a ser com seis veículos, a linha foi perdendo espaço e importância. Tanto que o próximo ônibus novo, só chegou 13 anos depois.

Em 1998 o terminal no Costa e Silva é desativado e transferido para o Esplanada, onde permanece até hoje. Com isso, o terminal da 1510 passa a ser nos Funcionários II, junto com as 101 e 114. Foi a partir desse momento que a 102 passou a ter o nome “Esplanada” integrado a denominação oficial da linha.

Mais uma vez a linha passa por uma alteração no seu itinerário, dessa vez se restringindo dentro dos arredores do Esplanada. Após reinvindicações dos moradores, a 102 passa a trafegar também no Jardim Sepol, que fica por trás da antiga garagem da Boa Viagem. Após passar pela lateral dessa, segue ao Costa e Silva margeando a comunidade denominada Taipa.

Em 2011 a frota da linha é reduzida para quatro ônibus, o que causou revolta e bastante reclamação do Jardim Sepol, que se queixavam dos constantes atrasos e superlotação. Pouco depois, o ônibus perdido é reavido que segue atualmente com cinco veículos em circulação.

“Eu tenho uma história muito vinculada ao bairro Costa e Silva. Sempre lutei pela comunidade e agora, como prefeito, tenho a oportunidade de fazer”, declaração do prefeito Luciano Cartaxo.


Informações cedidas pelo blog: Portal ônibus Paraibano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário