terça-feira, 23 de agosto de 2011

ENTREVISTA DO MÊS: SANDRA RIBEIRO

Ela é jovem, determinada, amiga, mãe, espôsa, filha do ex-prefeito da cidade do Conde. Uma pessoa preocupada com o futuro de jovens e o bem estar das familias condenses. Com esses objetivos e muitos outros, que ela é candidata a vaga de prefeita da cidade de Conde. Estou falando de: SANDRA RIBEIRO!


 
Sandra, porque a decisão de entrar na Política?
SR: Acredito que você não escolhe entrar na política, na verdade a vida pública escolhe você, por exemplo, vemos tantas pessoas que se dizem “lideranças políticas” e que, no entanto, não conseguem ter uma boa aceitação nos diversos seguimentos da sociedade, eu nunca digo que “entrei” na política, digo que sou uma cidadã que se preocupa com o coletivo e essa condição me fez ser hoje uma pessoa pública com boa aceitação na sociedade, e principalmente na família condense.

O seu pai, Dr. Temístocles, ex prefeito da cidade de Conde, lhe influenciou nessa decisão de ser candidata a prefeita?
SR: Bem, todo pai exerce influências na vida de um filho, se você estiver perguntando que a vida pública e a carreira política dele me incentivaram a ser candidata eu te responderia que sim, mas caso você esteja querendo perguntar se é imposição dele a minha candidatura, eu te respondo que não, muito pelo contrário, nasci e vivi dentro da vida pública no Conde, meu avô Será foi candidato a prefeito no início dos anos 80, teve uma derrota muito contestada à época, logo em seguida meu pai, que já era médico na cidade, entrou na política e eu acompanhei tudo isso, e sempre vi o quanto um bom homem público sofre por causa de um bocado de maus políticos que existem, então meu pai nunca incentivou nenhum de nós, nem meus dois irmãos, nem a mim, a entrar na vida pública, mas como te falei, isso você não escolhe, é uma coisa natural, você conhece as pessoas, as pessoas se identificam com você, e pronto, você é uma personalidade pública, basta só ter o cuidado pra não decepcionar essas pessoas, e é assim que eu estou trilhando meu caminho na vida pública, tentando não decepcionar aquelas pessoas que acreditam e se identificam comigo.



Me cite algo, uma obra importante por exemplo, que seu pai realizou em seu mandato como prefeito, que você destacaria como marcante.
SR: É difícil citar apenas 01 obra importante dos mandatos que Dr. Temístocles foi prefeito, ele foi prefeito por duas vezes e em todo distrito que você for, no Conde tem ao menos uma obra realizada na sua gestão.
Se você lembrar-se do Conde no início da década de 90 ela era uma cidade parada no tempo, a primeira gestão do Dr. Temístocles conseguiu levar energia elétrica para os distritos mais longínquos, toda a zona rural do Conde foi beneficiada, e com a energia elétrica é claro que outras benfeitorias vieram juntas, como escolas e postos de saúde, pois a partir da chegada da energia elétrica é que você pode ligar um freezer para armazenamento de alimentos ou de medicamentos por exemplo, já na segunda gestão o abastecimento d’água foi um grande marco para a cidade, assim como a energia elétrica na primeira gestão, o abastecimento d’água na segunda chegou a todas às comunidades. Afora isso nós podemos citar a chegada da telefonia fixa e móvel na cidade, alguns podem dizer que isso é a Telemar quem faz, mas na época do prefeito Temístocles a telefonia era de responsabilidade do estado através da antiga TELPA, e ele enquanto prefeito bancou toda instalação tecnológica das torres de comunicação de telefones que existem hoje na cidade.
No esporte a construção do Estádio Sebastião Ribeiro e do Ginásio O Chinezão, que fora trocado o nome por razões políticas, são obras da gestão Temístocles, na infra-estrutura temos que 90% dos calçamentos da cidade foram feitos também na sua gestão, a Pousada do Conde, os Loteamentos NS da Conceição, NS das Neves e Jacumã, as pontes nas estradas de Amparo, Mituaçú, Coqueirinho, Assentamento D. Antonia, Andrezza e Mata de Chica.
Enfim, como falei no início é difícil citar apenas 01 obra, acho que seria mais interessante falar que na segunda gestão de Temístocles o Conde foi à cidade paraibana que mais cresceu e que teve o melhor IDH da Paraíba, dados amplamente divulgados pelo IBGE e IDEME-PB, essa medição foi realizada entre 2001 e 2004, mas foi fruto de uma gestão que se iniciou em 1993 na primeira gestão de Temístocles.

Se você fosse eleita hoje, qual a primeira coisa que você faria como prefeita?
SR: Meu primeiro ato, será chamar, convidar, toda a população condense a participar da construção de uma cidade melhor, acredito que o tempo do governar sozinho passou, não podemos ter apenas uma pessoa no poder mandando em tudo e decidindo o que é bom ou não para a cidade, quem deve escolher o que a cidade precisa é sua própria população, a sociedade Condense precisa dizer onde e como será empregado o dinheiro público, onde será construída uma escola, um posto de saúde, onde será feito um calçamento, não é o governante de plantão quem deve mandar em tudo, então meu primeiro ato será convidar toda a população a fazer parte da administração, para juntos podermos construir uma nova cidade e fazer com que o Conde volte a ter um bom IDH.

Em sua opinião, o que se deve fazer em caráter de urgência na cidade?
SR: Duas coisas me preocupam muito no Conde hoje, a primeira é que estamos perdendo nossos jovens para as drogas e conseqüentemente para a violência, temos que pensar que o problema das drogas não é da polícia, não é dos traficantes ou dos usuários, o problema das drogas é um problema de educação e de família, e é nesse momento que entra o poder público, temos que pensar em formas de ocupar nossos jovens com programas que construam bons cidadãos, não adianta apenas ter escolas e transporte para os jovens, temos que ter uma escola que ensine uma profissão, que forme pessoas de caráter, que ofereça ao jovem a possibilidade de crescer na vida, e, além disso, trazer a família dos jovens para o convívio social, a comunidade deve está empenhada nesse propósito de termos uma sociedade menos violenta, é assim que penso educação e família, o jovem deve ter uma perspectiva de vida e a família deve ser chamada a participar da construção dessa perspectiva.
O segundo problema que me preocupa é a população idosa, e aí entra a preocupação principalmente com a saúde, não basta construir postos de saúde, hospital, a questão Saúde é bem mais que isso, a prevenção dos males do envelhecimento deve ser o foco principal da saúde, oferecer trabalhos ocupacionais para nossos idosos, a população idosa do Conde tem uma porcentagem muito grande na zona rural, incentivar a cultura local, a agricultura, o artesanato pode trazer ao idoso a sensação de ser útil, melhora sua auto-estima e conseqüentemente sua saúde, claro que só isso não é o suficiente, mas já seria um bom começo.

Quais seriam seus projetos em beneficio aos condenses?
SR: Minha vontade é trabalhar junto à sociedade, quero ser a prefeita que colocou, DE FATO, o povo no poder, quero poder trabalhar com a zona rural, incentivando a produção agrícola, fazer Jacumã voltar a ter pescados como fonte de renda da população, nesses últimos anos vimos muitos investimentos no turismo, mas me pergunto constantemente “quais os benefícios que esses investimentos trouxeram para o Conde?” acho que o investimento no turismo deve ser auto-sustentável, se os donos de pousada cumprirem com suas obrigações o município investe, caso isso não ocorra eu não posso aceitar que seja retirado uma verba de um calçamento, de uma escola ou de uma creche pra tá bancando propagandas do município em feiras de turismos, porque o que se tem visto nos últimos anos é que os únicos beneficiados com essas propagandas são os donos de pousadas, aí alguns podem dizer “mas as pousadas geram empregos”, pra esses eu respondo, se o dinheiro investido em propaganda do município fosse usado para capacitação profissional de jovens, iríamos criar muitos mais pessoas empregadas, com mão de obra qualificada do que os que vem sendo gerados hoje.

O que há de errado hoje na cidade, na sua opinião?
SR: Acho que um dos grandes problemas, não só do Conde, mas da maioria das cidades pequenas da Paraíba é que a população é muito dependente do poder público, quase todas as famílias têm alguém empregado da prefeitura, isso só vai ser revertido quando o poder público tomar a iniciativa de capacitar os trabalhadores, de profissionalizar, de oferecer a possibilidade da população ter emprego, ter trabalho, sem ficar dependente da prefeitura ou do prefeito de plantão. E em conseqüência disso haverá mais recursos para se trabalhar o que a cidade precisa. Temos um pólo industrial tão grandioso e tão pouco aproveitado por falta de mão de obra capacitada. Temos Zonas Rurais que poderiam desenvolver o turismo rural com suas belezas naturais. Bem se for elencar o que existe de errado na minha cidade passaria horas descrevendo, como vejo as populações de Mituaçú, Mata de Chica, Utinga sendo comunidades esquecidas, abandonadas perdidas dentro de uma cidade que teve seu foco nesses últimos tempo pro turismo de propaganda ou de naturismo. Vamos ao Gurugi e de concreto para sua população não existe muitas soluções, o campo de futebol ainda é o mesmo poeirão, não existe um ginásio para o colégio, o laser da população estar em torno de bares, o rio não é aproveitado como deveria ser, faltam praças.

Me cite uma obra do prefeito Aluisio Régis, realizado no Conde, que você tiraria o chapéu para ele?
 SR: Ninguém consegue governar apenas com os recursos da prefeitura, é difícil apontar uma obra do prefeito Aluisio realizada com recursos próprios, porém destaco a atuação do prefeito na busca de verbas para o Conde, ele é muito atuante em Brasília, tem bons contatos e influências, e admiro muito isso nele, é difícil conseguir verbas federais, estaduais nem se fala, e como falei com recursos próprios é difícil fazer obras, o município arrecada mal e tem uma folha muito grande, isso o torna refém de verbas federais. E como não temos nenhum deputado que nos represente, não temos como cobrar recursos, na ultima eleição o Conde votou maciçamente em Manoel Jr. pra deputado federal, mas a cidade dele é Pedras de Fogo, o prefeito Aluisio vem conseguindo obter recursos através dele, mas se ele tiver de escolher entre o Conde e Pedras de Fogo, você acha que ele escolherá qual? O conde também votou maciçamente em Iraê Lucena pra deputada estadual, infelizmente ela não foi eleita, o segundo deputado estadual mais bem votado na cidade já está no seu segundo mandato, nos dois mandatos fez parte da base do governo estadual, mas nunca trouxe se quer uma obra para o Conde, afinal ele é do Aguiar e sua família está toda na prefeitura de Alhandra, é claro que ele não vai fazer nada por nossa cidade. Assim “tiro o chapéu” para a construção de casas para a população, as pessoas que criticam falam que “as casas são do governo federal”, mas se esquecem do trabalho de Aluisio na busca desses convênios para essas construções, e isso não pode ser negado.

Hoje você é um pré candidata a prefeita do Conde. O que você diria aos seus eleitores, para conquistar seus votos?
SR: Eu representa “O Novo”, não apenas o novo por eu nunca ter sido eleita, mas também o novo pela juventude que represento, o Conde precisa de governantes novos, que de fato representem mudanças na cidade, os que já foram ou representam o passado não tem a capacidade de romper com maus costumes que andam entranhados na vida pública, eu tenho essa capacidade, tenho o apoio político do Dr. Temístocles, que já foi prefeito duas vezes, mas apoio político não é apoio administrativo, vou administrar com o povo, não aceitarei imposições de ninguém, afinal se a população vem acreditando em mim como uma pessoa nova, eu não posso administrar de outra forma a não ser mudando toda estrutura que encontramos hoje na cidade. Precisamos voltar a acreditar na capacidade do povo Condense, não precisamos de ninguém de fora do município para organizar nossa cidade, nós mesmos, a população do Conde, é quem iremos governar a cidade do Conde a partir de 2013.

Qual o seu diferencial entre os demais pré-candidatos?
SR: Todas as minhas características são diferenciais dos outros candidatos, eu poderia enumerar os diferenciais que tenho em relação a cada um dos vários pré-candidatos que temos hoje na cidade, claro que por uma razão ética não vou citar os nomes dos pré-candidatos, mas vou falar dos meus diferenciais, e você com seus leitores ficam a vontade pra analisar de qual candidato eu sou diferente.
Primeiro, vivo no Conde desde meu nascimento, meu avô morava em Jacumã, com minha avó e meu pai quando eu nasci, de lá pra cá nunca deixei de está no Conde se quer uma semana, quando meu pai foi prefeito estava no conde todos os dias, ou seja, conheço a cidade há 30 anos, não sou uma aventureira ou forasteira que chegou no município há pouco tempo.
Segundo, conheço todos os lugares da cidade, e o principal conheço a população desses lugares, da parte de Taquarituba que pertence ao Conde até Praia Bela, passando por Pousada, Gurugi, Ipiranga, Guaxinduba, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, de Mituaçú até Andrezza, passando por Caxitú, Amparo, Utinga e Mata-de-Chica, ainda os assentamentos de Rick Charles, Frei Anastácio, D. Antonia, Barra de Gramame e Porto, as comunidade de Amparo, Paripe, Capim Açú e Prensa Velha, e também o Centro do Conde com todos os seus loteamentos. Enfim, conheço a cidade como nenhum outro candidato, e sempre que as visito recebo o carinho da população que mora nesses locais, todos me conhecem e tenho um carinho muito especial por eles.
Terceiro, nunca administrei um município, por isso não tenho nenhum vício de governo, tenho uma proposta para o Conde que é administrar com seu povo, não vou permitir vícios do passado, não vou trazer modelos ultrapassados de outros municípios, represento o novo e farei um novo Conde com a ajuda e a participação da população.
Quarto, tenho uma forte base familiar e uma forte base educacional, tenho preocupação em andar com pessoas de bem, com gente correta e ordeira, não tenho vícios ou crimes em minha história, não tenho ficha criminal, e quero representar o Conde, a população vai entender que seu governante é que representa cada um de nós, e para representar pessoas de bem, gente de bem, não podemos ter comportamentos de baixarias, de bebedeiras e de crimes, o representante do Conde precisa de fato representar a família Condense.
Quinto, não tenho ambições políticas, não sou candidata porque quero garantir mais votos para minha eleição pra outros cargos  estaduais, meu desejo é fazer minha cidade crescer sempre e mais, toda minha família é trabalhadora, meu pai e meu irmão são médicos, outro é professor, não vou fazer cabide de empregos na prefeitura, não vou trazer parentes meus do interior nem colocar minha família pra administrar a cidade, como já disse, vou governar com a população local.
E por ultimo, sou a única candidata que pode reunir em torno de um mesmo propósito setores da situação e da oposição atual, isso mostra meu interesse em fazer uma nova gestão e não apenas em ser prefeita, meu projeto é de gestão e não de poder.

Como anda a sua relação política atual, com o prefeito Aluisio Régis?
SR: Temos uma boa relação política com o prefeito Aluisio, apoiamos ele em 2008 na sua difícil reeleição, não quisemos impor a ele projetos administrativos, até porque não se constrói democracia com imposições, sabemos que fomos importante na reeleição dele. Hoje ele tem um pré-candidato, o seu primo, que é o atual vice-prefeito, acredito que a candidatura dele é inviável, e que Aluisio, como um bom articulador político que é, saberá o momento certo de dar o apoio político a minha candidatura. Não podemos confundir relação política, com relação administrativa. Apoiamos politicamente Aluisio em 2008, ele montou sua administração e agora sua administração apresenta um candidato, só que em período eleitoral a relação política deve ser afastada da relação administrativa, para vencer eleições é necessário bem mais que os votos da administração, é necessário o apoio político da população, e isso eu sei que sou capaz de ter, já não posso dizer o mesmo dos outros candidatos. Por isso, sempre avalio da seguinte forma a nossa relação com Aluisio: faço parte do grupo político dele e do Dr. Temístocles, eles foram os vencedores das ultimas 6 eleições pra prefeito na cidade, se esse grupo político permanecer unido, venceremos a sétima, e se essa vitória for minha poderemos ter um novo governo no Conde. Não descarto o apoio político de Aluisio e vou brigar até o fim pra tê-lo na minha campanha.

De 5 a 10, que nota você daria a atual administração atual e por quê?
SR: Não podemos dar 10 a nenhuma administração, pois se fizermos isso, estaremos admitindo que está tudo maravilhoso, e isso não ocorre nem nas melhores cidades do mundo, por outro lado conheço bem as dificuldades que um município como o Conde enfrenta na busca por verbas para benfeitorias, e sei da vontade do prefeito de buscar e fazer o que pode ser feito, por isso dou nota 6 a essa segunda gestão de Aluisio.

Que recado você daria hoje, ao condenses?
SR: Nossa cidade precisa avançar, mudar pra melhor, e isso só será feito se acreditarmos em novas propostas, em pessoas que se identifiquem com a população do Conde, que tenha moral e respeito pela cidade, que não venham aqui só pra tirar proveito da Cidade.
Acreditem que isso é possível, não irei decepcioná-los.

Iremos agora saber um pouquinho de sua intimidade:

 Um momento de emoção.
O rosto do meu pai no nascimento da Minha Filha.

 Um momento constrangedor.
A derrota das eleições em 2004.

 Uma mania.
Roer unha

 Um amigo.
Deus

 Gasta muito com...
Educação

 Uma lembrança de infância.
Banho no rio do gancho (JACUMÃ) com minha avó Ilza

 Qual seu lema de vida?
CORAGEM + DETERMINAÇÃO+ PERSEVERANÇA E BONDADE.
O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.

O que mais detesta na vida.
HUMILHAÇÃO

E o que mais adora.
SOLIDARIEDADE

 Um sonho.
Administrar a cidade em que cresci e que tanto me orgulha. O Conde.

 Uma vaidade.
Minha Filha e meu Pai

 Uma qualidade.
Honestidade
  
 Um defeito.
 Teimosia.

 Uma saudade.
Minhas Avós ILZA(20 anos de saudades) e Mocinha (1 ano de saudade)

 Um obrigado.
A MINHA MÃE E MEU MARIDÃO POR TUDO.

 Uma frase...
A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.

Entrevista exclusiva ao blog Edy Vieira Notícias!

11 comentários:

  1. É isso aí Sam! Mais transparente do que ela...tô pra conhecer! Te amo. Si

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do que acabei de ler. Essa jovem me parece que está bem intencionada com o nosso município, cheguei aqui a pouco tempo, mas já percebi que o Conde é uma cidade que está precisando de uma pessoa como ela pra governar. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Graça
    Amei Sam,parabéns, vamos a luta AMIGA...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua dedicação e interesse ao nosso Município, realmente estamos precisando de líderes com o pensamento voltado a população CONDENCE.Vamos a luta...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, seus propósitos em relação ao Conde, sempre achei que o sucessor político de teu pai seria Telzinho!!! mas é você, Parabéns! Gostei...

    ResponderExcluir
  6. Conheço a Família Ribeiro de perto, Dr. Tel, Doutor Tony e Sandra, todos tem prumo para politica, agora é a vez de Sandra por ser a mulher. Vai com tudo menina.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de tudo que acabo de ler. PARABÉNS!!! O Conde está necessitando de pessoas como voce. Estarei torcendo e pedindo a Deus para lhe conceder essa graça para que possamos ver esse município tão maravilhoso e rico em recursos naturais crescer ainda mais sob a administração de uma mulher tão dedicada, batalhadora, solidária e responsável como voce. O Conde precisa de ti!!! Deus te abençoe nessa jornada. Vai que é tua Sam \0/

    Alice.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem amiga,e vamos a luta pois o Conde precisa de alguém assim como você,determinada,solidaria,batalhadora e jovem,vamos levantar as mangas e ir a luta,2012 vem ai.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!!! Sucesso nessa caminhada!

    ResponderExcluir