sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

APAGÃO ATINGE A PARAIBA E MAIS 7 ESTADOS DO NORDESTE!

O apagão que atingiu todos os municípios paraibanos e 90% dos Estados do Nordeste na noite da quinta-feira (3) ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. Este é a justificativa dada nesta sexta-feira (4) pelo diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.

Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte ficaram às escuras por cerca de duas horas. A energia foi restabelecida gradativamente das 2h30 às 3h.
Arnaud explicou que a subestação Luiz Gonzaga mandou um falso comando de proteção, determinando que as demais subestações fossem completamente desligadas. Seis linhas de alta tensão foram prejudicadas, o que provocou um desequilíbrio do sistema, atingindo três usinas.

"Houve uma falha em componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", afirmou.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário