quarta-feira, 13 de abril de 2011

NOKIA RECONHECE ERRO E CLASSIFICA 5 DELES!

A Nokia sempre foi admirada por muitos por possuir os aparelhos mais resistentes do mercado e com os melhores hardwares. Mas assim como toda grande empresa, ela cometeu os seus erros, e muitos deles fazem ela sofrer até hoje. Por isso o TechTudo resolveu escolher os 5 piores erros da Nokia, veja eles abaixo:

5 – Não ter visto a tecnologia touchscreen como avanço na hora certa
Um dos maiores erros da Nokia foi não ter visto a interface touchscreen como importante durante muitos anos, para tentar corrigir esse erro em 2007 eles lançaram o N770 e o N800. Mas mesmo assim ela continuou insistindo competir com celulares como o iPhone com o N95 durante muito tempo. No entanto, em nenhum momento ela competiu de igual para igual, pois o N95, apesar de ter seu valor, ficou rapidamente ultrapassado.

A Nokia inclusive assumiu a responsabilidade desses erros, e é sempre bom ver uma empresa assumir dessa maneira, aceitando seus defeitos e tentando aprender com eles para se tornar melhor.

4 – Falharam com Maemo
Outro grande erro da Nokia foi ter declarado a morte do Maemo tão cedo. Isso aconteceu logo após a empresa ter feito uma parceria com a Intel para substituir o sistema da Nokia por um open-source chamado MeeGo.
O N900 era o super smartphone da Nokia que possuia o Maemo, mas ao matar o seu próprio sistema operacional, as vendas do aparelho entraram em declinio e a Nokia perdeu mais ainda a credibilidade. Pois a Nokia não ia dar suporte ao novo sistema MeeGo, mesmo quando ele fosse instalado no N900 no qual seria o substituto do Maemo.
Com isso aparelhos como o iPhone se tornaram mais populares ainda, deixando a Nokia pra trás.

3 – Gastaram anos investindo no Symbian
A Nokia passou anos investindo no Symbian, um sistema operacional para smartphones bastante ultrapassado quando o N95 e N97 foram lançados. Como já foi dito anteriormente, a Nokia havia percebido esse problema, e por causa disso ela resolveu anunciar uma grande reestruturação do Symbian em 2010, anunciando que o Symbian^3 seria lançado com melhorias incríveis. No final, aconteceu que a Nokia desistiu do projeto e abriu todo o código-fonte do sistema, um grande tempo e dinheiro investido pra nada.


2 – Já "mataram" o seu principal aparelho mais de uma vez
A Nokia já "matou" vários dos seus principais aparelhos, um deles já foi mencionado nesse artigo, o Nokia N900. Obviamente ele não foi morto diretamente, mas com a morte do Maemo o aparelho caiu no esquecimento e agora é taxado como um smartphone sem suporte da sua fabricante e cheio de bugs.

Além do Nokia N900, existe um exemplo clássico que foi quando a Nokia matou o 9300i. Naquela época, a Nokia tinha como o seu principal aparelho o Nokia 9300i. Apesar de ter vendido muito, o aparelho pecava bastante na interface gráfica, e por isso a empresa finlandesa resolveu não continuá-lo e lançar uma nova série de aparelhos basicamente com a mesma especificação.

1 – Muito celulares de uma só vez
A Nokia sempre foi popular por possui o melhor hardware no mercado móvel, mas ela também era bastante popular por possuir vários celulares parecidos que confundiam o consumidor.

Você se lembra de todos os telefones da Nokia? Provavelmente não, pois ela possui cerca de 14 séries diferentes, talvez você lembre de algumas delas como o Nokia Nseries, Nokia Xseries, Série Nokia 7000 e assim por diante. Sem mencionar que a maioria dessas séries possuem mais de 10 modelos diferentes com especificações bastante parecidas. Isso explica o motivo da Nokia ter tido uma grande dificuldade em criar uma emoção ao anunciar o seu mais recente modelo.

Um comentário:

  1. Alguem sabe informar o nome desse celular que esta na mesma fileira do N-Gage, mas no lado oposto, o primeiro da fileira.

    ResponderExcluir