domingo, 19 de junho de 2011

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS, COMEMORA 100 ANOS DE FUNDAÇÃO!

Estádio mangueirão, Belém PA
Milhares de pessoas participaram, na manhã de sábado (18), da Marcha do Centenário pelas principais avenidas de Belém (PA). Junto com outras atividades, a carreata celebrou os cem anos da Assembleia de Deus, que teve o início da sua história na capital paraense. Integrantes da igreja vieram de vários municípios do país para participar da programação, de carro, moto, bicicleta, além da caminhada. Um trio elétrico animou os participantes com músicas gospel.

A história da Assembleia de Deus no Brasil teve início com a chegada a Belém, em 19 de novembro de 1910, dos jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, vindos dos EUA para pregar o evangelho. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos e, no ano seguinte, fundaram a Assembleia de Deus.

Desde a última quinta-feira (16), Belém tem abrigado diversos eventos para comemorar o centenário da igreja. Entre eles, a inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus, que conta com um rico acervo literário, peças sacras, fotografias, instrumentos de trabalho e objetos pessoais das personalidades que participaram da construção dessa memória. O prédio foi totalmente restaurado e a fachada é uma réplica da casa da irmã Celina Albuquerque, na Cidade Velha, onde aconteceram as primeiras reuniões dos fundadores da Igreja, Gunnar Vingren e Daniel Berg.

Em dez décadas de história, a Assembleia de Deus chega a 36 milhões de fiéis no mundo, 10 milhões deles estão aqui no Brasil. Só no Pará, existem 4.500 templos. Vinte mil acompanharam as pregações no sábado (18). E, neste domingo (19), 5.000 pessoas devem participar de um batismo em uma praia em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário