sábado, 8 de outubro de 2011

DEPOIS DE 6 ANOS SEM ABRIR A BOCA, GAROTO É OPERADO NO MATO GROSSO!




Um menino de 12 anos, que havia seis anos não conseguia abrir completamente a boca, foi operado na Santa Casa de Campo Grande na quinta-feira (6). Lucas Ortiz de Morais havia adquirido uma doença chamada anquilose, que torna rígida a articulação têmporo-mandibular. A mandíbula praticamente estava soldada ao crânio, segundo os dentistas que cuidaram do caso.

Como consequências, o menino tinha dificuldades na fala, alimentação e higienização, além de sofrer com o atrofiamento da musculatura bucal, maxilar e facial. A cirurgia contou com uma equipe multidisciplinar e foi chefiada pelo cirurgião dentista Everton Pancini. A operação durou cerca de três horas e foi bem-sucedida, de acordo com o especialista. Lucas terá alta no sábado (8).

O menino ficou internado no hospital por cerca de 30 dias e foi acompanhado pela mãe, Maria Aparecida de Morais, que também tem outros 11 filhos. Ela conta que a família vive na zona rural de Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande. O problema de Lucas apareceu gradualmente durante a infância.

Os dentistas que cuidaram de Lucas acreditam que a anquilose tenha se desenvolvido depois de alguma queda sofrida na infância. A doença pode ser congênita, mas na maioria dos casos é adquirida por traumas ou infecções. O próximo procedimento para a recuperação de Lucas será a fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário