segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ENTREVISTA DO MÊS: "REJANE NEGREIROS"

Nascida em Campina Grande na Paraiba, Rejane  chegou a João Pessoa aos 4 anos de idade. Fez jornalismo na UFPB, casou-se. teve um filho e ainda não parou de estudar. Começou sua carreira na TV Cabo Branco em 2004, onde ela mesma conta detalhes, nesta entrevista exclusiva, onde ela, gentilmente cedeu para o Blog. Confiram:




 Quem é a Rejane Negreiros?

Sou uma mulher simples, determinada e cheia de esperança. É a fé que me move, o respeito pela vida e pelo meu semelhante. A família é minha base, meu sustentáculo, meu apoio. Sou apaixonada pelo meu trabalho e nele me realizo profissionalmente. Já dizia Gibran, um escritor libanês: o trabalho é o amor tornado visível.
 
 Que profissão você exerceria, caso não fosse jornalista e
por quê?

Gosto de tanta coisa! Acho que me daria bem em muitas áreas porque me dedico ao que faço. Me entrego de alma! Talvez algo ligado ao Direito ou mesmo ao Esporte. Adoro desenhar! Desenho de tudo um pouco desde criança. Coisas ligadas à moda, quadrinhos etc. Esse é um lado meu que pouquíssimas pessoas conhecem.

 Coincidência ou não, nos últimos anos a Paraíba vem
recebendo vários profissionais da área de jornalismo vindo de
Minas Gerais. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Acho esse intercâmbio saudável. As pessoas vão para onde o mercado as absorve. Algumas saem de sua cidade por competência, outros por falta dela. Assim como há mineiros na Paraíba, há paraibanos espalhados por todo o país. 
Tenho certeza que há muitos talentos aqui. Espero que sejam vistos, garimpados, lapidados e que possam brilhar em casa. 

 Qual o segredo de se tornar uma grande jornalista, assim
como você?

Obrigada! Risos... Acho que o segredo de qualquer coisa que se faça repousa na dedicação. Talento é importante, mas não basta. É preciso trabalhar. Ter humildade pra reconhecer e aprender com os erros. Esse é um exercício diário.  NO mais, ser curioso, ler muito e de tudo. A leitura é essencial para quem deseja escrever bem.

 Me diga um momento constrangedor na profissão.

Deixa eu ver... Bem, lembro de dois momentos bem bizarros. Já sofri uma baita queda na casa de uma entrevistada. Fui sentar na cadeira, o cinegrafista não viu e a puxou. Caí de b... no chão. 
Certa vez, foi bem no começo da profissão, fui fazer uma reportagem de alfabetização de adultos. A maioria era evangélica. No final, soltei a pérola: quero ser convidada pra formatura; a gente vai 'bebemorar' muito! Na hora percebi a mancada. Morri de vergonha!

 E um momento de emoção.

Há vários! Nossa! Aqui também citarei dois. Tive o prazer, a honra de conversar com Ariano Suassuna no jardim da casa dele, no Recife. Foi uma tarde maravilhosa. Vi Ariano se emocionar, chorar, cantarolar a vida. Mágico. Saí de lá encantada, mais cheia de vida e agradecida pela oportunidade que a vida me deu. 
Também no Recife, no marco zero, durante o carnaval, vi um ídolo da infância e fui eu a primeira a entrevistá-lo. Ele estava sentado no chão, olhos vidrados num espetáculo de cores e ritmos. Era o encontro de maracatus. Nenhum jornalista se aproximava. Havia um certo receio no ar. Corri, microfone na mão, o puxei pelo braço e peguei uma exclusiva com Caetano Veloso. A entrevista saiu em quase todos os jornais da Rede: Jornal da Globo, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje.

 E a família, teve sempre o apoio dela?

Sempre! Minha família é maravilhosa, presente. Há muito amor entre nós.

 Falando um pouco de política, o que você espera do novo
Governador?

Sabedoria, justiça e sensibilidade. Um bom governador há de administrar com o bom senso da razão sob a luz do coração. Que Deus o abençoe.


  E desse novo reajuste nos salários dos parlamentares, qual
a sua opinião?

Sou radical. Por respeito à coisa pública, acho que cargos eletivos não deveriam ser remunerados. Ajuda de custo, talvez, mas não esse disparate. O que existe hoje é uma tremenda falta de respeito! 
Um deputado, por exemplo, segundo a ONG Transparência Brasil, recebe, além do salário, verba indenizatória pra custear gasolina, comida, hospedagem, aluguel de escritório (e eles têm um no Congresso) e consultorias; auxílio moradia de 3 mil reais; cota postal ( em tempos de Internet) e telefônica de 4 mil; mais 9 mil reais para viagens e não precisam prestar conta. No total, um deputado recebe quase 170 mil reais e ainda rouba. É ou não é uma falta de respeito e vergonha?! 


O que você mais aprecia em seus amigos?

O companheirismo, a cumplicidade.

 O que mais detesta na vida?

A indiferença, as faltas de oportunidades que transformaram o mundo nessa máquina de loucos.

 E o que mais adora?
 
Amo ficar em casa com minha família, curtindo meu filhote. 

 Uma mania.

Roer unha.

 Um sonho.

Ver o mundo curado! As pessoas adoeceram, o mundo adoeceu...

 Uma vaidade.

O corpo. Me cuido bastante, afinal, cheguei nos 30.  Risos

 Um defeito.

Achar que todo mundo é amigo. Confio demais nas pessoas e acabo me decepcionando.

 Uma qualidade

Generosidade.

 O que mais assiste na TV?

Adoro assistir seriados. Acompanho alguns com fidelidade.

 Um amigo.

Deus. 

 Gasta muito com...

Alimentação. Primo pela qualidade.




 Uma lembrança de infância.

Os cochilos no colo do meu saudoso pai... Sono embalado pela estórias de 'trancoso'. Saudade.

 Qual seu lema de vida?

Quanto mais conhecimento, maior a responsabilidade.

 Um obrigado.

A minha mãe. Ela é meu norte, meu sul, meu leste e meu oeste. Um anjo de Deus em minha vida.

 Uma frase.

Tudo posso Naquele que me fortalece!

 Uma mensagem ao nosso blog....

Agradeço o espaço, o carinho e a atenção. Força, coragem e persistência pra continuar seu trabalho. Que ele te traga muitas alegrias e crescimento! Sucesso!


Rejane, Agradeço de coração a entrevista a este blog, que está apenas engatinhando, mas promete crescer muito mais, com ajuda de pessoas como você, atenciosa, gentil e muito simpática! Parabéns por você ser assim! Um grande Abraço!

4 comentários:

  1. Parabéns, Ed...está se tornando um ótimo jornalista. Estou gostando de ver!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. grande reporte,você é o Maximo,se um dia a tv cabo branco lhe perder para outra emissora, só quem vai sair perdendo é a própria cabo branco, você tem carisma, tem talento ,sou seu fã , claro eu e mais 1.0000,000,00

    ResponderExcluir
  3. REJANE NEGREIROS,VOCÊ É A MELHOR DE TODAS,SEI QUE NESSE MOMENTO VAIS SEGUIR OUTROS RUMOS, EM BUSCA DAS VITÓRIAS E DAS CONSAGRAÇÕES,VAI,VAI VOÁ BEM ALTO, BEM ALTO EM BUSCA DOS TEUS SONHOS, POIS VOCÊ TEM CARACTER E É UMA PROFISSIONAL DE MÃO CHEIA
    DE TEU FÃ Nº 1
    JOSE SAULO

    ResponderExcluir
  4. beijos rejane ti amo muito vc é uma pessoa muito talentosa.ASS:ANDREZZA BIANCA

    ResponderExcluir