sábado, 18 de dezembro de 2010

MATÉRIA ESPECIAL: " VOCÊ CONHECE JOÃO PESSOA?"

Você já escolheu onde vai passar as férias? Se pretende visitar o Nordeste para conhecer praias paradisíacas em uma cidade calma, segura e com bons preços, minha dica é aqui, João Pessoa, na Paraíba.
Mas você conhece João Pessoa?.
orla praia joão pessoa
João Pessoa


A capital paraibana pode ser descrita como o paraíso inexplorado pelos turistas, pois não é tão conhecida quanto as outras cidades nordestinas, e isso para mim é um atrativo a mais. Sem falar que as praias não são abarrotadas de gente e os preços são mais acessíveis. Já as baladas não são muitas, mas a beleza do local e as lindas praias compensam essa falta.
Jampa, como é carinhosamente conhecida, é uma cidade grande com cara de interior. Sua extensa área arborizada lhe rendeu o título de segunda cidade mais verde do mundo.  Além disso, ela também é chamada de “Porta do Sol”, por ser o local onde o Sol nasce primeiro nas Américas.

Janeiro é o mês que recebe o maior número de viajantes, mas ainda assim não é nada comparado com os outros destinos nordestinos, portanto você poderá passear por Jampa na maior tranquilidade.
O transporte urbano é bastante eficiente e é uma opção para quem pretender percorrer a cidade sem precisar alugar um carro ou ir de táxi. A comida é a típica nordestina: tapioca, inhame, carne de sol, frutos do mar – os caranguejos na praia são bem baratos!

comidas típicas

Por ser a terceira capital mais antiga do Brasil, Jampa tem diversos pontos com uma rica história cultural.
No centro você encontra desde prédios no estilo barroco até construções que remetem à art-nouveau e o art-déco.  Entre os lugares que você pode visitar está a Igreja de São Francisco e sua arquitetura no estilo Rococó e o Palácio da Redenção, atual sede do governo. Por lá é possível fazer um passeio acompanhado de um guia turístico e saber mais sobre a história da cidade.

Igreja de São Francisco



A água azul celeste e a areia branquinha são um belo convite para os turistas, que além de curtirem este lindo cenário também apreciam a água morna e as poucas ondas.

As dicas da minha amiga são as praias de Areia Vermelha e  Picãozinho, duas “ilhotas” que se formam quando a maré fica baixa e levam muita gente para lá. As praias do litoral sul  (Tabatinga, Coqueirinho e Carapibús), localizadas na cidade vizinha, o Conde, também são muito procuradas.

Caso queira fazer algo totalmente fora da sua rotina e não tenha inibições, dê uma passadinha na praia de Tambaba, uma das mais conhecidas praias de naturismo.

Tambaba 
 Ao som do Bolero de Ravel, o pôr-do-sol na praia do Jacaré é um programa irresistível, principalmente para os casais de namorados. Existe coisa mais romântica do que ver o sol se pondo de frente para o mar ao som de música clássica?

Pôr do sol em Jacaré ao som do Bolero de Ravel
Estação ciencias
Ferinha de Tambaú

Além do belo espetáculo natural, outro destaque fica por conta do músico paraibano Jurandy do Sax. Vestido em trajes brancos, ele toca o famoso Bolero enquanto se desloca de barco para o deque com os restaurantes, até os últimos raios de sol.

A praia do Jacaré fica na verdade em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Para conseguir um bom lugar nos restaurantes, chegue pelo menos 1 hora antes do sol poente (cujo horário obviamente varia durante o ano, portanto informe-se antes) .

Depois de curtir o pôr-do-sol, dê uma passada na Feirinha de Tambaú, onde se concentra a vida boêmia da cidade. De dia você pode comprar souvenires de artistas locais e à noite aproveitar os bares que se encontram na região.

 Bom, essa é a João Pessoa. Cidade linda, no qual eu resido e me sinto orgulhoso em fazer parte dessa cidade maravilhosa! E você conhece João Pessoa?

Um comentário:

  1. Eu não conheço. mas que adorava conhecer, isso adorava! Quem sabe um dia??

    ResponderExcluir