sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SECRETARIA DE SEGURANÇA INAUGURA DISQUE- DENÚNCIA!

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) inaugurou o Disque-Denúncia (197). A solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Academia de Ensino de Polícia (AEP, antiga Acadepol), no bairro de Mangabeira, na Capital. O evento, iniciado por volta 10h30, contou com a presença do secretário Gustavo Ferraz Gominho e diversas autoridades civis e militares.


Gustavo Gominho, em seu discurso, falou da importância do trabalho de investigação e inteligência policial no combate ao crime organizado e continuado, entre outros, e do Disque-Denúncia, como ferramenta de auxílio à Segurança Pública. “A criação do Disque-Denúncia é para que a população possa exercer o seu direito de denunciar e depois cobrar das autoridades uma solução para demanda que ela formulou”, disse Gominho.

O 197, segundo o secretário, permite ao cidadão ligar gratuitamente, inclusive de orelhões, sem precisar se identificar. “O sigilo é de 100%”, frisou Gominho.

O Disque-Denúncia

Com o objetivo de receber denúncias da população de forma discreta e sigilosa, através do telefone 197, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds), já está funcionado em caráter definitivo, com a implantação do Sistema de Controle de Denúncias (Sconde).

O serviço oferece uma parceria entre o poder público e a sociedade ao receber denúncias que merecem investigação por parte da Polícia Civil. Por isso, é diferente do 190 (Centro Integrado de Operações Policiais – Ciop), do 193 (Bombeiros) e do 192 (Samu), que recebem denúncias emergenciais. Depois de recebidas pelo Disque-Denúncia, as informações são repassadas para as delegacias, Corregedoria Geral ou para a Gerência de Inteligência da Seds.

Na prática, a denúncia é recebida e investigada dentro de um prazo determinado. Além disso, um relatório é lançado no sistema, acerca da procedência da denúncia, das providências realizadas e dos resultados obtidos. Todas as informações são disponibilizadas para os policiais cadastrados no sistema, que, além de ser uma base de dados, é capaz de fornecer estatísticas e relatórios.

Atualmente, a população pode ser atendida pelo 197 das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. O número é nacional, definido pela Anatel, e a ligação é gratuita, de qualquer lugar do Estado. O cidadão não precisa se identificar e recebe um número de protocolo, com o qual pode consultar o andamento das investigações, ou mesmo complementar a denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário