sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TROCA DE ACUSAÇÕES MARCAM O 1º DEBATE ENTRE CANDIDATOS AO GOVERNO DA PB!


Na noite de ontem (14) foi realizado, pela TV Clube, o primeiro debate com os dois candidatos ao governo do Estado da Paraíba no segundo turno.

Durante cinco blocos os eleitores puderam conhecer suas propostas e avaliar a postura no confronto direto.

Foram trazidos à tona temas como reajuste dos servidores públicos, segurança pública, combate às drogas, educação, mortalidade infantil e pobreza.

A polêmica envolvendo a proposta do governador e candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB), que prometeu um reajuste nos moldes da PEC 300 para policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros da ativa ou aposentados, pautou o primeiro embate mais duro entre o peemedebista e seu adversário, Ricardo Coutinho (PSB).

No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas da população e o outro candidato comentou a resposta com direito a tréplica do primeiro candidato. As perguntas foram enviadas por e-mail, foram escolhidas dez e sorteadas quatro, duas para cada candidato.

Apesar do acirramento da disputa dos candidatos ao governo do estado, o clima no segundo bloco do debate foi tranquilo, sem agressões e basicamente propositivo. Quem partiu para o ataque mais vezes, apesar de ter vencido no primeiro turno, foi o candidato Ricardo Coutinho, que fez várias críticas a gestão do governador José Maranhão.

Candidato pergunta para candidato, assim foi iniciada a troca de acusações no terceiro bloco. A religião foi o primeiro tema tratado pelos candidatos neste bloco e o embate se tornou mais ofensivo. José Maranhão questionou as alianças feitas por Ricardo Coutinho, chegando a perguntar em quem o candidato socialista votou para governador em 2006.

Ricardo retomou o assunto da PEC 300 e perguntou qual o impacto da sua implantação na folha dos servidores, Maranhão reafirmou que paga “religiosamente” seus servidores e que a implantação é viável. Ao debaterem sobre as cirurgias cardíacas, Maranhão acusou a prefeitura de não liberar o credenciamento do Arlinda Marques.

Temas centrais foram obras e infraestrutura. Ricardo assumiu a postura ofensiva e perguntou sobre seus projetos do metrô de superfície, porto de águas profundas, viaduto do Geisel e binário de Bayuex. Maranhão citou obras – com o Hospital de Trauma e Urgência de Campina Grande – e explicou que executou obra do PAC e que vai construir a via Jaguaribe.

No último bloco os candidatos apresentaram suas considerações finais. Ambos fizeram apelos aos eleitores e agradeceram aos votos recebidos no primeiro turno. José Maranhão ressaltou ainda as iregularidades encontradas no comitê de Ricardo Coutinho.

Deborah Rosa
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário